:: Factoring

    PERFIL DO CLIENTE | NÚMEROS DO SETOR | ESTRUTURA SINDICAL| BANCO X FACTORING | PRINCIPAIS VANTAGENS

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.: O QUE É FACTORING?

Factoring ou Fomento Mercantil é uma atividade comercial voltada a dar apoio às pequenas e médias Empresas, prestando-lhes uma variada gama de serviços em diversas áreas (contábil, fiscal, financeira, crédito, etc.); conjugados com a compra à vista dos créditos futuros resultantes de suas vendas mercantis ou prestação de serviços, realizadas a prazo.


.: QUAL É O PERFIL DO CLIENTE DO FACTORING?

O factoring é voltado para atender aos pequenos e médios empresários, cujo porte do empreendimento não justifica que sejam custeadas estruturas com pessoal capacitado em todos os setores ou departamentos que não representem a atividade principal da Empresa. Nesse caso, eles recebem orientações de profissionais da factoring sobre as atividades que não dominam (financeiro, contas a pagar/receber, departamento de pessoal, cadastro de clientes, etc.); podendo a empresa de Fomento Mercantil até assumir a execução desses trabalhos. Ao mesmo tempo em que, sem a burocracia, exigências e garantias exigidas pelos bancos, muitas vezes incompatíveis com uma Empresa desse porte, conseguem transformar suas vendas a prazo em à vista; resolvendo com muita agilidade seus problemas de capital de giro e de liquidez.


.: QUAIS SÃO OS NÚMEROS DO FACTORING?

O factoring é praticado em mais de 60 países, nos cinco continentes. No Brasil saiu do anonimato e caminhou na direção da legalidade com a criação da ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring em 11/02/1982. Com 28 anos de trabalho a ANFAC conta com 580 empresas de Fomento Mercantil filiadas em todo território nacional, que em 2008 movimentaram R$80 bilhões em aquisição de recebíveis de suas mais de 140.000 empresas clientes, contribuindo diretamente para a geração/manutenção de 2.000.000 de empregos diretos/indiretos.


.: QUAL É A ESTRUTURA SINDICAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE FOMENTO MERCANTIL?

A nível estadual temos o SINFAC – PA Sindicato de Factorings do Pará, que congrega as empresas de Fomento Mercantil sediadas no estado do Pará. As principais informações sobre o SINFAC – PA são:

- Data da Fundação: 14/11/2002
- Presidente: Herlon Pedro Pinto Ribeiro
- Vice-Presidente Executivo: Antonio Pereira Costa
- Vice-Presidente do Interior: Clebes Rodrigues da Silva
- Endereço _ Avenida Conselheiro Furtado nº 2391 sala 710
                   Cremação – Belém – Pará
                   CEP: 66.040-100
- Número de Empresas Associadas: 18
- Telefone: (91) 3269-0597
- Site: www.sinfacpara.com.br
- E-mail: contato@sinfacpara.com.br

A nível nacional temos a ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring, que congrega as empresas de Fomento Mercantil sediadas em todo território nacional. As principais informações sobre a ANFAC são:

- Data da Fundação: 11/02/1982
- Presidente: Luiz Lemos Leite
- 1º Vice-Presidente Executivo: Marconi José Pereira
- Vice-Presidente Executivo: Alcidésio Sabino Maciel

- Endereço: Rua Mário Amaral nº 172 – 11º andar
                  Paraíso – São Paulo – SP
                  CEP: 04.002-020
- Número de Empresas Associadas: 580
- Telefone: (11) 3889-2300
- Site: www.anfac.com.br
- E-mail: anfac@anfac.com.br


.: QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE BANCO E FACTORING?

BANCO FACTORING
- Pratica uma verdadeira operação de crédito, emprestando dinheiro a seus clientes (ENDIVIDAMENTO).

- Faz intermediação financeira, captando e emprestando dinheiro no mercado.


- Remunera-se cobrando juros e tarifas dos empréstimos que realiza.

- Tem como clientes pessoas físicas ou jurídicas.

- O cliente (tomador do empréstimo) é seu devedor.

- Autorizado a funcionar e fiscalizado pelo Banco Central (Lei n.º 4.595)
- Presta uma variada gama de serviços e compra à vista os créditos oriundos das vendas a prazo (ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS).

- Não capta recursos de terceiros no mercado, trabalhando exclusivamente com recursos de seus acionistas e com linhas de crédito bancário.

- Remunera-se cobrando um fator de compra, que é um preço ajustado entre as partes para o negócio.

- Têm como clientes somente pessoas jurídicas.


- O sacado do título de crédito negociado é seu devedor.


- Sociedade mercantil registrada em Junta Comercial
 

 

.: QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VANTAGENS OFERECIDAS PELO FACTORING A SEUS CLIENTES?

- Cadastro simplificado, solicitando apenas os documentos básicos da Empresa Cliente e de seus sócios.

- Agilidade nas negociações devido a pouca burocracia, liberando o tempo do empresário para ser utilizado na atividade principal de sua Empresa.

- Mantém o equilíbrio do fluxo de caixa com a transformação das vendas a prazo em à vista, feito por técnicos preparados para identificar as reais necessidades de crédito de sua Empresa.

- Racionalização de custos, permitindo que os compromissos sejam saldados nos seus respectivos vencimentos; evitando o pagamento de multas, juros, despesas de cartório, etc.

- Eliminação progressiva do endividamento da Empresa, uma vez que só são negociados títulos que compõem sua carteira de contas a receber, provenientes de vendas já realizadas.

- Orientação técnica nos setores ou departamentos da Empresa que o empresário não domina e que não fazem parte de sua atividade principal.

 


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